Não importa se você está trabalhando ou está desempregado: graças à internet e suas tecnologias digitais, é muito fácil (para quem tem um pouco de conhecimento sobre assunto, pelo menos) usar a web para incrementar sua renda mensal.
Enquanto busca por um emprego formal, e com carteira assinada, qualquer um com um celular nas mãos é capaz de descobrir meios para ganhar dinheiro na internet. É claro que há muitas promessas fantasiosas por aí e nem sempre as coisas são tão fáceis quanto parecem.
A verdade é que trabalhar na internet com a intenção de complementar a renda mensal é uma realidade para muitas pessoas. Alguns, inclusive, fizeram o oposto do que muita gente faz neste blog e, em vez de procurar emprego, largaram suas carreiras para viver exclusivamente de negócios online.
Seja qual for a sua situação, se está desempregado e em busca de ganhar uma renda para ajudar a pagar pelo menos uma parte das contas em casa, ou se já tem um emprego fixo e deseja trabalhar na internet para aumentar o salário, é preciso ter em mente que é possível ganhar dinheiro online, sim.
Não é um bicho de sete cabeças. Na maior parte das vezes basta saber ler ou escrever. Em outros casos, é necessário um pouco mais de esforço, e aprender a criar conta em serviços especializados. Não digo que é fácil ganhar dinheiro na internet, isso depende do seu grau de conhecimento na internet e no uso dos celulares, por exemplo.
Ao mesmo tempo, digo que não existem fórmulas milagrosas. Por mais simples que seja o trabalho, requer um pouco de dedicação e esforço. Qualquer um que prometa ganhar rápidos e fáceis ou está mentindo para você ou não passa de mal intencionado.
A seguir apresento diversas ideias para começar do zero e aproveitar as horas vagas para tentar ganhar dinheiro na internet.
Trabalhe como Freelancer: Ofereça seus serviços em áreas como redação, design gráfico, programação ou tradução. Plataformas como Fiverr, Workana e Freelancer.com conectam freelancers a projetos que correspondem às suas habilidades, permitindo flexibilidade de horários e a possibilidade de atender a múltiplos clientes ao mesmo tempo.
Venda de Produtos Online: Inicie um e-commerce vendendo produtos novos ou usados. Sites como Mercado Livre, Shopee e Shopify facilitam a criação de lojas virtuais, permitindo que você alcance um público global sem grandes investimentos iniciais. Escolher nichos menos saturados pode aumentar suas chances de sucesso.
Participação em Pesquisas Pagas: Sites como Swagbucks, Toluna e Survey Junkie pagam por sua participação em pesquisas de opinião. Embora não substitua uma renda principal, é uma maneira simples e flexível de gerar dinheiro extra nas horas vagas.
Criação e Venda de Cursos Online: Se você possui conhecimento em uma área específica, pode criar cursos online e vendê-los em plataformas como Udemy ou Coursera. Essa opção permite compartilhar seu conhecimento com um público amplo e gerar receita passiva. Caso tenha facilidade com a câmera, em vez de vender cursos, pode criar um canal no YouTube e compartilhar seu conhecimento. A renda nesse caso, vem dos anúncios exibidos nos vídeos.
Escrever e vender livros: Se você tem talento para a escrita, uma boa ideia para obter uma renda extra é escrever livros. Você pode usar seus conhecimentos para produzir obras técnicas ou até mesmo se dedicar escrever livros de ficção. As obras podem ser publicadas em diversas plataformas. No Brasil, há a Uiclap e Clube de Autores, que imprimem livros sob demanda.
Outra forma é investir apenas em ebooks e vender através da Amazon e do seu programa de publicação KDP. Nesse caso, basta publicar e deixar que a gigante americana faça as vendas. E com o surgimento das inteligências artificiais no estilo do ChatGPT, é possível pedir que elas escrevam o conteúdo para você.
Marketing de Afiliados: Torne-se um afiliado digital promovendo produtos de outras empresas em troca de comissões por vendas realizadas através de seus links. Essa estratégia pode ser feita através de blogs, redes sociais ou sites pessoais, oferecendo uma maneira eficaz de monetizar seu conteúdo.
Crie aplicativos ou jogos: Se tiver um pouco de conhecimento de programação, pode criar e publicar seus aplicativos e jogos. As duas principais plataformas existentes são a iTunes do iPhone e a Play Store do Android. Há duas formas de ganhar dinheiro: através de vendas ou com a exibição de anúncios dentro dos aplicativos.
OUTRAS FORMAS DE GANHAR DINHEIRO
Espero que tenha achado o conteúdo útil. Existem muitas outras formas de se obter uma renda extra. Algumas não incluem a internet. Por exemplo, você pode fazer trufas para vender na rua ou para seus colegas de trabalho. Essa dica eu vi em um vídeo no canal da Nathalia Arcuri, do canal "Me Poupe!". Vale lembrar, nesse caso, que se você não sabe por onde começar, há canais no YouTube e cursos grátis que ensinam a fazer.
A marca Mavalério, por exemplo, oferece cursos com o renomados chefs dicas, técnicas e receitas para decolar na confeitaria. Os cursos são totalmente gratuitos, online e com certificação chamado. Acesse Faça e lucre! e saiba mais.
Outra empresa do ramo da confeitaria que oferece cursos grátis é a Nestlé. No site Receitas Nestlé, é possível encontrar dicas para empreender, livros de receitas para download gratuito, curso online e muito mais.
Um dos destaques é o curso grátis de bolos ministrado pela famosa chef confeiteira Beca Milano, que desenvolveu receitas exclusivas para o Receitas Nestlé. Ela oferece técnicas, sabores e decorações para você inovar em seu cardápio e vender muito.
Se você gosta de cozinhar e confeitar, não pode perder.
E se, depois de aprender, tiver a intenção começar um negócio, pode consultar os cursos do Sebrae. Eles são gratuitos e online. Há opções para quem deseja abrir um negócio e outros direcionados aos empreendedores que desejam se aperfeiçoar, aprender técnicas de vendas, marketing, precificação de produtos, e se adequar às legislações vigentes, entre outras.
📢 DICAS:
Confira nosso conteúdo de dicas sobre entrevistas e currículos.
➡ Currículo:
Preparar um currículo atraente é um passo crucial para se destacar no mercado de trabalho. Um currículo bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma entrevista de emprego e, eventualmente, uma nova oportunidade profissional. Confira o passo a passo e as ferramentas para fazer sozinho.
➡ Entrevista:
Nosso blog está com diversas matérias como se comportar na entrevista, como responder as perguntas difíceis, dicas infalíveis e outras. Entre na tag de entrevistas e se prepare.
➡ Cursos:
Estamos sempre buscando oportunidades de Cursos Gratuitos para ampliar o currículo e deixá-lo mais atraente para as empresas. Por isso temos diversos conteúdos desse tipo no blog. Busque por CURSOS Grátis e se atualize.
ATENÇÃO:
Dificuldades em enviar o currículo por e-mail? Confira esta matéria que listamos o passo-a-passo.
FEIRÕES DE EMPREGO E SELETIVAS PRESENCIAIS
Clique aqui e confira quais empresas estão realizando seletivas e entrevistas presenciais
CANAL DE EMPREGOS
Acesse aqui e siga o nosso canal de empregos no WhatsApp.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Diariamente divulgamos vagas de emprego no Rio Grande do Sul em grandes e pequenas empresas. Para acompanhar as publicações de vagas de emprego que fazemos diariamente aqui no blog não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.
Também pode nos seguir no Twitter, Instagram e Linkedin.
Você também pode procurar novas vagas utilizando a caixa de busca de empregos, navegar pelas vagas conforme a região e participar dos nossos grupos de emprego no Facebook e WhatsApp
IMPORTANTE
▸ O POA Oportunidades é uma plataforma de divulgação de oportunidades de emprego. Não temos qualquer relação com as empresas que anunciam as vagas e nossa única participação no processo de seleção é a divulgação das oportunidades.
▸ Caso encontre alguma oferta de emprego enganosa em nossa plataforma, solicitamos que clique no link de denúncia no menu e informe-nos para que possamos removê-la e bloquear o usuário responsável pelo anúncio.
▸ Antes de enviar seu currículo, certifique-se de que atende aos requisitos do perfil solicitado. Compreendemos sua necessidade de trabalhar, porém, candidatar-se a vagas para as quais não possui qualificação prejudica o processo de seleção e prejudica os candidatos qualificados.
▸ Se você for selecionado para uma vaga por meio de nossa plataforma, compartilhe sua experiência com seus amigos e conosco. Ficaremos felizes em saber sobre seu sucesso!